Em razão da reportagem publicada na data de ontem pelo Jornal de Fato, o Prefeito Municipal de Morro do Pilar, José de Matos Vieira Neto, o Juca, enviou à redação do jornal uma nota de esclarecimento sobre a realidade fática do assunto viralizado.
O Município de Morro do Pilar, como é de conhecimento público e notório, encontra-se em uma delicada situação financeira, muito pior que outros municípios mineiros, em razão de inúmeras dívidas e da desorganização administrativa herdadas.
O intuito único da atual Administração é, junto com toda a população, servidores municipais e o Legislativo Municipal, unir forças visando, única e exclusivamente, um bem maior, que é a reestruturação do Município de Morro do Pilar.
Ataques velados, ameaças sem contexto, em nada ajudam a solucionar o delicado período vivido pelo Município, mas, juntos, devemos buscar alternativas visando reconstruir Morro do Pilar, com vistas a uma melhor qualidade de vida para toda a população. E é com o espírito imbuído deste sentimento de união e melhorias que se tem administrado Morro do Pilar.
Com relação à inverídica informação sobre o suposto fechamento do único hospital existente no Município, cumpre-nos esclarecer que em momento algum o Projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal tratou desse assunto.
A extinção do CNPJ da Fundação Hospitalar “Joaquim Bento de Aguiar” se faz necessária em razão da não-prestação de contas da referida Fundação junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, no ano de 2016, acarretando a inscrição do Município no cadastro de inadimplentes do TCE/MG, o que culminou, inclusive, com o arbitramento de multa à gestora anterior – Processo Administrativo nº 1012175 – TCE/MG.
Lado outro, a extinção do CNPJ da Fundação Hospitalar NÃO SIGINIFICA o fechamento do hospital tal como tem sido viralizado, EQUIVOCADAMENTE, nas mídias, por um pequeno número de malintencionados, como forma de ludibriar os cidadãos de bem. A estrutura de atendimento atual não possibilita a normal e regular prestação dos serviços de infraestrutura na área da saúde, sendo que, com o apoio da GRE – Gerência Regional de Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, o Prefeito visa regulamentar uma Unidade Integrada de Saúde, por meio da popularmente conhecida “Unidade Mista”, com possibilidade de atendimento dia e noite, emergências e urgências.
Portanto, o que se busca é regularizar uma estrutura administrativa falha, defasada e burocrática, com vistas a modernizar e fomentar a saúde local.
A atual Administração Municipal sempre pautou suas ações no estrito cumprimento dos princípios norteadores da Carta Republicana de 1988, sendo que em apenas nove meses de mandado, procurou reformular toda a máquina administrativa, buscando se aproximar mais dos anseios morrenses.
Como exemplo, podemos citar, notadamente, na área da saúde, a contratação de mais um profissional médico – clínico geral para atendimento diário na unidade de saúde do Município; além de um psicólogo e um fisioterapeuta – especialidades que não existiam no Município.
Os atendimentos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISCEL, que estavam suspensos desde o ano de 2015, em razão de uma dívida contraída pela gestão anterior, retornaram desde janeiro de 2017, o que aumentou o número de atendimentos (exames, consultas especializadas e procedimentos diversos), além dos encaminhamentos para as cidades de referência (Itabira e BH) que são diários; outro benefício foi a remoção por meio de UTI Móvel para os pacientes que necessitam de transporte especial a pedido do Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira, transporte este autorizado e custeado pelo Município de Morro do Pilar.
Também deve ser lembrado que foi adquirida uma Van para o transporte exclusivo das pessoas que realizam Tratamento Fora do Domicílio – TFD; este transporte é feito diariamente pela Prefeitura sem qualquer custo para os beneficiários. Além disso, tanto o tratamento odontológico e os exames laboratoriais, que também estavam suspensos desde o ano de 2014, estão normalizados, comprovando, ainda mais, a boa intenção e o respeito da atual Administração com a saúde da população morrense.
Ressaltamos e reafirmamos o compromisso da atual Administração Pública Municipal em melhorar o atendimento e os benefícios para toda a população e desmistificar a atuação caluniosa de quem procura denegrir a gestão pública na Administração 2017-2020 honrosamente eleita pela vontade popular.
Prefeitura Municipal de Morro do Pilar
Administração 2017-2020