A Secretária Municipal de Segurança Pública do Município de Morro do Pilar, por meio desta, vem à população morrense esclarecer o que se segue:
Tem sido veiculado na mídia municipal a ausência por parte do Executivo Municipal e desta Secretaria frente aos acontecimentos públicos e notórios que acometem o Município nos últimos meses.
É sabido e ciente o aumento alarmante da violência em Morro do Pilar; entretanto, a presente situação não difere do cenário estadual, quiçá nacional.
Nos últimos dias o Prefeito Municipal e a Secretária Municipal de Segurança Pública, com o apóio de Vereadores Municipais, engajaram-se na busca por melhorias na segurança municipal.
No dia 17 de outubro, na Cidade Administrativa, o Prefeito reuniu-se com o Secretário Estadual de Segurança Pública de Minas Gerais, Dr. Sérgio Barboza Menezes, com o Tenente Coronel Ledwan Salgado Cotta – Polícia Militar do Estado de MG, o Delegado da Polícia Civil, Dr. André Pelli, e, o Sargento Gustavo Lopes Martins, do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais.
Ato contínuo, no dia 18 de outubro, fizemos presente na Delegacia de Polícia Civil, no Quartel do 3º Pelotão da Polícia Militar e no gabinete do D. Representante do Ministério Público de Conceição do Mato Dentro, bem como no dia 23 de outubro estivemos reunidos como Tenente Coronel Anderson de Deus Aguilar, Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Diamantina.
Em todos os encontros foram reivindicadas soluções para os problemas enfrentados em nosso Município sobretudo a atuação preventiva e ostensiva da PM em Morro do Pilar. A conclusão dos inquéritos policiais também foi pauta das reivindicações do Executivo e da Secretária.
Em contrapartida, os órgãos visitados foram unânimes em ressaltar e abordar o próprio sistema de política pública que se encontra instalado em todo o Brasil, notadamente no Estado de Minas Gerais, em razão da escassez do efetivo policial e a falta de orçamento para as melhorais necessárias e emergentes.
Após receber um Município “desarrumado”, “falido”, muito se tem feito em prol dos munícipes para minimizar os impactos negativos de uma má gestão e a resposta para o atendimento das demandas sociais, notadamente, do aumento da violência municipal, é a adoção de políticas públicas transparentes para recuperar e gerenciar o município.
Será unindo forças e buscando incentivos e apoio junto ao Governo do Estado que iremos reformular a política pública em Morro do Pilar.
Precisamos e estamos arrumando a casa e buscando soluções para todos os problemas. Não são lamúrias ou intrigas que vão impulsionar o crescimento de Morro do Pilar.
Este é um momento que nos exige grande mobilização e articulação não somente política, mas de todos os cidadãos.
O aumento do efetivo da PM e o exercício de um patrulhamento preventivo ostensivo, bem como a finalização dos inquéritos criminais com a prisão dos responsáveis foram pedidos as autoridades competentes, para que se resgate a tranquilidade no Município.
Cabe-nos, por ora, continuar agindo em prol do município e aguardar as ações efetivas das autoridades superiores de modo a garantir o retorno da Paz, a Tranqüilidade e Segurança da Comunidade Morrense.
VOCÊ, CIDADÃO, FAÇA A SUA PARTE!
COLABORE! DENUNCIE!
DISQUE: |
181 (PM) 197 (DEPOL em CMD) 38665122 (PM – Quartel Morro do Pilar) 99865.8061 (PM – Morro do Pilar) 98479.8447 (PM – CMD) |