As autoridades Municipais buscaram e cobraram das autoridades Estaduais meios para fomentar e solucionar o problema.
Em reunião no dia 17 de outubro, na Cidade Administrativa, o Prefeito reuniu-se com o Secretário Estadual de Segurança Pública de Minas Gerais, Dr. Sérgio Barboza Menezes, com o Tenente Coronel Ledwan Salgado Cotta – Polícia Militar do Estado de MG, o Delegado da Polícia Civil, Dr. André Pelli, e, o Sargento Gustavo Lopes Martins, do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais.
Secretário Estadual de Segurança Pública de Minas Gerais, Dr. Sérgio Barboza Menezes, com o Tenente Coronel Ledwan Salgado Cotta – Polícia Militar do Estado de MG, o Delegado da Polícia Civil, Dr. André Pelli, e, o Sargento Gustavo Lopes Martins, do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais. |
Ato contínuo, no dia 18 de outubro, na Delegacia de Polícia Civil, no Quartel do 3º Pelotão da Polícia Militar e no gabinete do Representante do Ministério Público de Conceição do Mato Dentro, também foram apresentadas uma série de reivindicações para solucionar ou minimizar os problemas de segurança pública pelos quais o Município vem passando
Encontro com Delegado de Polícia Civil, Dr. Rodrigo Manhães Oliveira | Encontro com Tenente Raul Ferreira, do 3º Pelotão da Polícia Militar de CMD. |
Restou constatada a diminuição do efetivo da Polícia Militar sofrido nos últimos meses no Município, associada ao crescente avanço do consumo de drogas e crimes de todas as espécies (furtos e homicídios, notadamente), a morosidade na conclusão dos inquéritos policiais (procedimento administrativo prévio, preparatório e necessário para a Ação Penal , bem como a indignação da população local com a ineficácia, descaso e a ausência de uma política de Segurança Publica eficaz por parte do Estado, em total descumprimento dos princípios constitucionais.
O Promotor da Comarca de Conceição do Mato Dentro, Dr. Marcelo Mata Machado Leite Pereira, prontificou-se em auxiliar o Município bem como comprometeu-se no sentido de convocar as autoridades policiais e requerer o cumprimento de suas obrigações.
O Delegado de Polícia Civil, Dr. Rodrigo Manhães Oliveira, prontamente assegurou que os inquéritos policiais estão em adiantado estágio e ressaltou que com o aumento do efetivo civil em breve a sociedade de Morro do Pilar terá uma resposta satisfativa.
Por sua vez, o Tenente Raul Ferreira, do 3º Pelotão da Polícia Militar de CMD, comprometeu-se em melhorar o patrulhamento preventivo ostensivo no Município, nos próximos dias.
O Secretário Estadual de Segurança Pública, antecipou o aumento do efetivo militar no Município em um futuro próximo, após a formação dos novos integrantes da PM, no final de 2017, fato este a ser endossado pelo Tenente Coronel Aguilar, Comandante do 3° Batalhão da PM/Diamantina, na próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, em Diamantina.
A atual gestão Municipal não mede esforços e empenho sendo que, após esses encontros, cobrou dos Agentes Públicos que busquem, usando todos os meios legais e possíveis, aumentar o número de policiais militares no Município para que, assim, seja melhorado o patrulhamento preventivo ostensivo, bem como a finalização dos inquéritos criminais com a prisão dos responsáveis.
Assim, com estas ações, o Prefeito e a Secretária Municipal de Segurança, esperam que o “grito de alerta” seja ouvido por todas as Autoridades Políticas e de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, recebendo a devida importância, consideração e atendimento dos seus justos pleitos, os quais visam a Paz, a Tranquilidade e Segurança da Comunidade Morrense, com a efetiva adoção de medidas que venham solucionar ou, ao menos, minimizar os danos que o crescente número da criminalidade vem causando à comunidade local.
CIDADÃO, FAÇA A SUA PARTE! COLABORE PARA A PAZ, TRANQUILIDADE E SEGURANÇA DE NOSSA CIDADE! DENUNCIE! É anônimo, você não será identificado.
DISQUE:
181 (PM)
197 (DEPOL em CMD)
99865.8061 (PM – Morro do Pilar)
98479.8447 (PM – CMD)